Topo

Área de Intervenção
  • Saúde
  • Por favor Selecione
Duração
1 Ano
Nav
Público Alvo
  • Por favor selecione
  • Crianças e Jovens
  • Público em geral

Adesões Finais

Adesão
Em Odemira o Chefe sou eu!
Projeto
Em Odemira o Chefe sou eu!
Texto Intro

Alimentação saudável em evidência através da Educação Não Formal!

"Em Odemira o Chefe sou eu!" é um projeto de Educação para a Saúde, promovido pela TIC TAC - Associação para a Promoção dos Tempos Livres das Crianças e dos Jovens, em parceria com o Município de Odemira, com a Missão Continente e com várias escolas, no concelho de Odemira. 

Dirigido para cerca de 1.200 crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo, tem como principal objetivo promover uma alimentação saudável através do aumento do consumo de sopa, saladas, legumes e frutas por parte das crianças, envolvendo o Município de Odemira (responsável pelo fornecimento das refeições escolares), as escolas (que abordam a alimentação nos seus conteúdos curriculares), a TIC TAC (enquanto agente de educação não formal) e as famílias (agentes de educação informal) numa ação comum de Educação para a Saúde. 

Todos os intervenientes têm um papel ativo e uma responsabilidade partilhada, trazendo soluções mutuamente benéficas a todas as partes, tanto na apologia de uma alimentação saudável, como na diminuição do desperdício alimentar e na promoção dos valores patrimoniais do concelho.

O projeto envolve ainda a criação de um canal de Youtube com a exibição de 24 episódios, com duração de cerca de 10 minutos, no qual três alunos de 4º ano das várias turmas de 1º Ciclo das Escolas Básicas do concelho de Odemira são filmados a executar uma receita de sopa, de legumes, de saladas ou de sobremesas com fruta, proposta pelo Chef Nuno Queiroz Ribeiro, um dos maiores paladinos da alimentação saudável do nosso país.

Cada programa inclui um convidado para acompanhar as crianças na confeção das receitas. Tratam-se de pessoas do concelho de Odemira, com notoriedade nas áreas do Desporto, Saúde ou Educação, que desenvolvem um trabalho reconhecido pelos alunos (treinadores, atletas, professores).
Após a execução conjunta da receita os chefs degustam o prato preparado, à mesa com o convidado, enquanto conversam sobre o valor nutricional dos legumes/frutas usados na confeção e sobre as regras a cumprir para a prática de uma alimentação saudável.

A realização/edição dos filmes é da responsabilidade do realizador Diogo Vilhena, que se notabilizou a nível nacional e internacional com o documentário Mar de Sines. 

O projeto incluí ainda a edição de um livro que compila as 24 receitas usadas nos programas, que será distribuído por todas as crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Odemira.

Inspire-se e conheça mais sobre estes Chefs de Odemira que querem colocar o tema da alimentação saudável na ordem do dia!

Logotipo
Em Odemira o Chefe sou eu!
Entidade
Tic Tac - Associação para a Promoção de Tempos Livres de Crianças e Jovens
Distrito
Beja
Entidades Envolvidas
  1. Tic Tac - Associação para a Promoção de Tempos Livres de Crianças e Jovens
  2. Município de Odemira
  3. Missão Continente
  4. Agrupamento de Escolas de Odemira
  5. Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Milfontes
  6. Agrupamento de Escolas de S. Teotónio
  7. Agrupamento de Escolas de Sabóia
  8. Agrupamento de Escolas de Colos

Bottom

Telefone
919572336
Morada
Travessa do Botequim, 6, 7630-185 Odemira
Facebook