Topo

Área de Intervenção
  • Educação
  • Por favor Selecione
Duração
1 Ano
Nav
Público Alvo
  • Por favor selecione
  • Crianças e Jovens
  • Famílias
  • Pais e Encarregados de Educação

Adesões Finais

Adesão
Projeto Sala Aberta
Projeto
Projeto Sala Aberta
Texto Intro

A Parentalidade é um Caminho, não um destino!

O Centro Sagrada Família da Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas estabeleceu uma parceria com o Ministério da Educação e a Fundação EDP, para o desenvolvimento do Projeto "Sala Aberta" durante o ano de 2019.
Baseia-se na metodologia play groups for inclusion dos Grupos Aprender, Brincar, Crescer, como uma resposta social e educativa de integração social dos cuidadores (mães e pais, avós, amas, etc.), de aperfeiçoamento das suas competências parentais e de desenvolvimento de crianças entre os 0 e os 4 anos de idade, que não frequentem instituições de infância.
As sessões são constituídas por várias temáticas, entre as quais o sono, as birras, o aleitamento, a segurança infantil, a saúde e primeiros socorros, a nutrição, as técnicas de relaxamento, a parentalidade positiva, entre outros, fomentando a partilha de experiências, atividades e metodologias pedagógicas que reforcem a importância da brincadeira no crescimento e desenvolvimento saudável da criança, bem como da conexão emocional com os seus cuidadores.
Privilegiando a partilha de experiências e preocupações com apoio profissional, os parceiros têm um papel fundamental no apoio à primeira infância, contribuindo para a promoção do desenvolvimento das competências cognitivas, motoras e sociais dos clientes.
Graças a uma campanha de crowdfunding, desenvolvida em 2018, existe financiamento para os primeiros seis meses de 2019, com a criação de três grupos, compostos por 30 adultos e 36 crianças (cada grupo com 10 adultos e 12 crianças). Os mesmos serão desenvolvidos em locais e horários diferentes, nomeadamente o Centro Sagrada Família (4ª e 6ª feira, das 10:00 horas às 12:00 horas) e a Biblioteca Municipal de Oeiras (Sábados a combinar, das 10:00 horas às 12:00 horas).
Inspire-se e conheça mais sobre o projeto Sala Aberta que quer inovar nas respostas e metodologias de intervenção na área da primeira infância.

Logotipo
Projeto Sala Aberta
Entidade
Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas (FOSRDI) - Centro Sagrada Família (CSF)
Distrito
Lisboa
Entidades Envolvidas
  1. Fundação Obra Social das Religiosas Dominicanas Irlandesas (FOSRDI) - Centro Sagrada Família (CSF)
  2. Central de Cervejas e Bebidas
  3. Distance, Learning, Consulting
  4. Fundação Ageas – Agir com Coração
  5. Fundação EDP
  6. Fundação Montepio
  7. IQVIA
  8. Lusosem – Produtos para Agricultura
  9. Ministério da Educação
  10. Rotary Club de Algés
  11. Axa Assistance

Bottom

Telefone
214102422
Morada
Rua António Luís Gomes, Quinta do Leonel, N.º 9, 1495-129 Algés
Facebook